drupal

Framework modular e de gestão de conteúdos (CMS)

É um software Open Source que permite criar e organizar conteúdo, manipular a aparência, automatizar tarefas administrativas e definir permissões e papéis para usuários e colaboradores. Por ser desenvolvido em PHP, o Drupal é independente de sistema operativo. No entanto, requer um servidor HTTP compatível com PHP, como o Servidor Apache e um Servidor de base de dados como o MySQL, recomendado para funcionar.

É comumente descrito como um Framework de Gestão de Conteúdos, pois além de oferecer as funcionalidades básicas de um CMS ele também implementa uma série de APIs robustas e apresenta uma estrutura modular que facilita o desenvolvimento de módulos extensivos.

Princípios da Framework

  • Modular e extensível: O Drupal tem por objetivo prover um núcleo leve e poderoso que suporte ser estendido através de módulos personalizados.
  • Qualidade de codificação: Alta qualidade, elegância e código documentado é uma prioridade sobre funcionalidades desordenadas.
  • Baseado em padrões: O Drupal suporta padrões consolidados e emergentes. Padrões específicos incluem XHTML e CSS.
  • Consumo de poucos recursos: Para garantir excelente desempenho, o Drupal promove o código resumido (por exemplo, minimizando o uso de consultas a base de dados). O Drupal também requere o mínimo de software no lado do servidor. Especificamente, o Drupal deve funcionar corretamente num servidor com Apache, PHP e BD MySQL ou PostgreSQL.
  • Código aberto: O Drupal é baseado na filosofia de colaboração de software livre através do código aberto, sendo distribuído sob licença GPL. O Drupal é em si constituído por código aberto e construído e suportado sob outros projetos de código aberto. Especificamente o Drupal é codificado na linguagem PHP e tem como formato primário de fonte de dados as bases de dados MySQL e PostgreSQL.
  • Facilidade de uso: O Drupal tem por objetivo uma alta qualidade de interface de utilizador tanto para programadores como para administradores e utilizadores finais.
  • Colaboração: O desenvolvimento do Drupal baseia-se na partilha de informação de forma aberta.