AppRecommender

O projeto de pesquisa AppRecommender tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de recomendação e pesquisa semântica dedicado a lojas de aplicativos móveis. Este projeto, patrocinado pelo fundo Portugal2020 com o número do projeto 39703, é promovido pela Caixa Mágica Software em colaboração com o ISCTE-IUL.

Desafio

A proliferação de dispositivos móveis na sociedade levou a maioria das empresas a considerar o componente móvel como essencial para o contato próximo com os seus clientes.

Em 2017, a Google Play Store tinha 2,8 milhões de aplicações móveis disponíveis, a App Store da Apple tinha 2,2 milhões e a Aptoide tem atualmente mais de 1 milhão de apps disponíveis, criando uma competição extremamente acirrada entre as apps.

Em termos de transações, em 2016, ocorreram 149,3 bilhões de downloads de apps, um número que se espera que duplique até 2020. No entanto, muitos desses downloads consistem em várias tentativas para encontrar a aplicação certa, e muitas apps transferidas nunca chegam a ser utilizadas. Em 77% dos casos, as apps não voltam a ser utilizadas 72 horas após a sua instalação.

Isso demonstra um desalinhamento significativo entre a oferta de apps das lojas de apps (serviços de distribuição) e a procura por parte dos consumidores (descoberta). Devido a este desalinhamento e à forte concorrência entre apps, as previsões da Gartner indicavam que, no final de 2018, menos de 0,01% dos desenvolvedores deste mercado se considerariam ter alcançado sucesso comercial. Além disso, na era cada vez mais digital em que vivemos, 52% das apps são descobertas através de passa-palavra entre conhecidos, amigos ou familiares, enquanto apenas 40% são descobertas através de pesquisas nas lojas de apps.

Essas ineficiências tornam a descoberta e distribuição de apps um desafio considerável e extremamente relevante, pois ocorrem num mercado de penetração massiva nas sociedades e afetam seriamente a relação entre empresas e consumidores.

Solução

Partindo deste problema, o projeto AppRecommender tem como objetivo estratégico investigar e desenvolver tecnologias capazes de oferecer a app certa, ao cliente certo, no momento certo, propondo para tal um sistema de recomendações multicritério e um motor de busca semântica.

O sistema de recomendação de apps multicritério terá a capacidade de povoar, em tempo real, os pontos de contacto (homepage mobile, web, VR, entre outros) entre o consumidor e a loja de apps móveis com aplicações alinhadas com o perfil e as necessidades do consumidor.

Por outro lado, o motor de busca semântica de apps terá como objetivo entender a intenção dos consumidores durante as suas pesquisas e fazer corresponder essa intenção, o perfil do consumidor e o contexto com o perfil das apps disponíveis na loja de apps, fornecendo as apps certas para o consumidor que as solicitou em tempo real.

O objetivo é otimizar os serviços de distribuição e descoberta de apps atuais e, consequentemente, promover ligações mais próximas entre as empresas e os seus clientes-alvo.

Impacto

O projeto tem como objetivo ter impactos específicos nos consumidores de apps móveis, nas empresas promotoras de apps e na loja de apps Aptoide, através da Caixa Mágica Software, promotora líder deste projeto que colocará os resultados no mercado.

Para os utilizadores, o impacto será em termos de maior simplicidade, eficiência e satisfação na descoberta de apps, devido ao alinhamento otimizado entre as suas necessidades, características e contexto com as apps oferecidas pela loja de apps.

Para os desenvolvedores ou empresas que promovem apps móveis, o impacto será em termos de maior proximidade com os consumidores-alvo, possibilitando a sua aquisição e potencial retenção, otimizando assim o seu sucesso comercial.

Para a Caixa Mágica Software e a Aptoide, o impacto será um aumento na qualidade do serviço prestado às empresas e aos consumidores, bem como um aumento orgânico inerente de apps submetidas na loja de apps, de utilizadores ativos e de receita.