CRAV - Consulta Real em Ambiente Virtual

O CRAV – Consulta Real em Ambiente Virtual – é o portal eletrónico da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) projetado para facilitar a interação entre a DGLAB e os cidadãos portugueses.

Desafio

Desde abril de 2012, qualquer cidadão pode aceder a pesquisas de documentos e, se estiverem disponíveis, visualizar reproduções digitais de documentos através do serviço CRAV.

O objetivo com a renovação da plataforma CRAV foi expandir e atualizar os serviços oferecidos.

Solução

A solução proposta pela Caixa Mágica envolveu o desenvolvimento de um front office e um back office, que permitiu aos cidadãos aceder a uma série de serviços adicionais, tais como:

  • Pedidos de informação sobre documentos arquivados;
  • Pedidos de pesquisa;
  • Pedidos de consulta presencial;
  • Pedidos de pesquisa avançados, com a possibilidade de agendamento;
  • Pedidos de reprodução;
  • Pedidos de certificado;
  • Pedidos de anotação;

Alguns destes pedidos são efetuados através das funcionalidades de pagamento eletrónico disponíveis na plataforma, com interação com os serviços da Unicre e SIBS.

O desenvolvimento também garante a interoperabilidade com o sistema Digitarq, também desenvolvido pela Caixa Mágica Software. A solução também envolveu a implementação de fluxos de trabalho dinâmicos e automáticos para os serviços oferecidos pelo CRAV através do backoffice.

Mockups do CRAV em desktop e laptop, desenhados pela Caixa Mágica.

Impacto

A renovação da plataforma CRAV aumentou o nível de interação e proximidade entre a DGLAB e os seus utilizadores. Pedidos, respostas a pedidos, pagamentos eletrónicos e obtenção de certificados tornaram-se mais acessíveis e imediatos, disponíveis a partir de qualquer lugar.

O CRAV, como plataforma de transformação digital, oferece a completa desmaterialização do processo de acesso aos arquivos oficiais da República Portuguesa. O seu desenvolvimento, liderado pela empresa portuguesa Caixa Mágica Software, é totalmente baseado em ferramentas de código aberto, permitindo a integração com múltiplos sistemas internos e externos (sistemas de arquivo digital, pagamentos, comunicações) e possui uma interface totalmente funcional e responsiva em dispositivos móveis.