Linux Caixa Mágica

É com muito orgulho que a rotulamos desde há 20 anos como “A distribuição Linux portuguesa”.

A inspiração para a criação do Linux Caixa Mágica nasceu da necessidade do mercado de um Sistema Operativo não-proprietário que, muito além de meramente suportar a língua portuguesa, fosse concebido a pensar no universo associado a esta língua. Uma plataforma que pudesse ser universal e tocar tanto os utilizadores mais jovens, ainda em fase de aprendizagem da linguagem, como os mais idosos, também estes com requisitos especiais, passando, claro, pelos restantes entre estas fases, os mais numerosos, tanto particulares como empresariais e corporativos.

O Linux Caixa Mágica (por vezes abreviado por Caixa Mágica, Linux CM ou LCM) é, assim, um sistema operativo de código aberto, desenvolvido e gerido pela Caixa Mágica Software.

O Linux Caixa Mágica tem como público-alvo as empresas, os particulares, a educação, ea administração pública. Foi criado em outubro de 2000, tendo na altura recebido o prestigiado Prémio Milénio Expresso 2000

A distribuição Linux Caixa Mágica é totalmente gratuita, e está disponível para descarregar no sítio oficial (https://www.caixamagica.pt) assim como noutros mirrors, e inclui o suporte por acesso à documentação concebida pela comunidade de utilizadores. Existe, para além disso, uma versão paga, que inclui uma cópia em DVD, acesso ao manual online, suporte por telefone e por email.

coding penguin
Magalhães Laptop

Programas governamentais e-Escolas e e-Escolinhas “Magalhães”

O "Linux Caixa Mágica Mag" (Linux Caixa Mágica Magalhães, Linux CM E-Escolas, CmMag ou CM Magalhães) foi baseado no Linux Caixa Mágica, tendo sido criado especificamente para ser incorporado nos portáteis “Magalhães” dirigido às crianças em idade escolar. Distribuído gratuitamente em DVD pela JP Sá Couto às escolas primárias para instalação nos portáteis. Também era incluído de fábrica nos portáteis em dual boot com o Microsoft Windows.

O pacote tornou-se popular por permitir aos utilizadores desde tenra idade a terem contacto com tecnologias abertas.

Linux Caixa Mágica Lite

Comprovando que os motivos que levaram à criação do Linux Caixa Mágica, há já vinte anos, se mantêm válidos nos dias atuais, a Caixa Mágica Software lançou em 2020 uma versão Lite da sua popular distribuição, que acompanha o lançamento das distribuições de referência da atualidade.

Os desafios decorrentes da pandemia trazida pelo vírus COVID-19, particularmente ao nível da necessidade de trabalho e do estudo remoto expuseram as limitações de grandes segmentos da sociedade, em Portugal e no mundo, no acesso a plataformas de hardware que possibilitem a realização de um mínimo de atividades a partir de casa.

Verifica-se que poucos lares familiares dispõem de dispositivos para todos os elementos do respetivo agregado, mesmo em países desenvolvidos, sendo a situação ainda muito mais séria nas regiões em desenvolvimento.

LLCM Logo with blue background

Equipamentos existentes, por vezes ainda novos e com capacidade para servirem as necessidades de crianças e jovens adultos em formação, não estão a ser aproveitados, por terem sistemas operativos desatualizados e descontinuados, acabando os equipamentos por ser postos de lado.

Dado que as soluções proprietárias de sistemas operativos não estão talhadas para servir este tipo de necessidades da comunidade, a Caixa Mágica Software decidiu criar uma versão leve da sua reconhecida distribuição Linux. O Linux Caixa Mágica Lite é compatível com diversas plataformas de hardware PC, funcionando adequadamente até em equipamentos lançados há mais de oito anos, e incluindo também dezenas de aplicações Open Source que cobrem todas as principais necessidades do utilizador comuns de um PC.

Desta forma, as sociedades podem satisfazer os seus cidadãos que não têm vontade ou capacidade financeira de estar permanentemente a atualizar os seus equipamentos com recursos dispendiosos e de elevado consumo energético, conseguindo estender o tempo de vida útil dos seus equipamentos através do uso de tecnologias abertas e que não são tão exigentes ao nível dos recursos utilizados.