Man holding phone with apps in the screen.
Man holding phone with apps in the screen.
Distribuição inteligente de aplicações para uma descoberta de aplicações otimizada

O projeto de investigação AppRecommender destina-se ao desenvolvimento de um sistema de recomendação e busca semântica dedicado a lojas de aplicações móveis (app stores). Este projeto, patrocinado pelo fundo Portugal2020 e com o número de projeto 39703, é promovido pela Caixa Mágica Software em conjunto com o ISCTE-IUL.

Desafio

A penetração dos dispositivos móveis na sociedade tem levado a que a maioria dos negócios veja a componente mobile como imprescindível para estar em contacto próximo com os seus clientes.

Em 2017, a Google Play Store tinha 2.8 milhões de aplicações móveis disponíveis, a App Store da Apple tinha 2.2 milhões e a Aptoide tem atualmente mais de 1 milhão de apps disponíveis, o que gera uma competição extremamente árdua entre apps.

Em termos de transações, em 2016 ocorreram 149.3 mil milhões de downloads de apps, número que se espera que duplique em 2020. Porém, muitos destes downloads consistem em várias tentativas para encontrar a aplicação certa, muitas apps transferidas nunca chegam a ser utilizadas e, em 77% dos casos, as apps não voltam a ser utilizadas 72 horas após a sua instalação.

Tal demonstra grande desalinhamento entre a oferta de apps por parte das app stores (serviços de distribuição) e a procura das mesmas por parte dos consumidores (descoberta). Devido a este desalinhamento e à muito elevada concorrência entre apps, previsões da Gartner apontavam que no fim de 2018 menos de 0.01% dos developers neste mercado considerarão ter atingido sucesso comercial. Além disso, na era cada vez mais digital em que nos encontramos, 52% das apps são descobertas por passa-a-palavra entre conhecidos, amigos ou familiares, e apenas 40% são descobertas pesquisando em app stores.

Estas ineficiências fazem da descoberta e distribuição de apps um desafio considerável e extremamente relevante, pois acontecem num mercado de penetração massiva nas sociedades e afetam seriamente a relação entre empresas e consumidores.

Solução

Partindo deste problema, o projeto AppRecommender tem como objetivo estratégico investigar e desenvolver tecnologias capazes de oferecer a app certa, ao cliente certo, no momento certo, propondo para tal um sistema de recomendações multicritério e um motor de busca semântica.

O Sistema de recomendação multicritério de apps terá a capacidade de povoar, em tempo real, os pontos de contacto (homepage mobile, web, VR, entre outras) entre o consumidor e a app store com aplicações móveis alinhadas com o perfil e necessidades do consumidor.

Por outro lado, o motor de busca semântica de apps terá a função de entender o intuito dos consumidores aquando das suas pesquisas, e efetuar a correspondência entre este intuito, o perfil e o contexto do consumidor, com o perfil das apps disponíveis na app store, devolvendo as apps certas para o consumidor que as requisitou em tempo real.

O intuito é otimizar os serviços de distribuição e descoberta de apps atuais e, inerentemente, promover a aproximação entre empresas e os seus clientes alvo.

Objetivos

O projeto procura ter impactos específicos nos consumidores de apps móveis, nas empresas promotoras de apps e na app store Aptoide, através da Caixa Mágica Software, promotora líder deste projeto que colocará os resultados no mercado.

Quanto aos utilizadores, o impacto será a nível do incremento da simplicidade, eficiência e satisfação na descoberta de apps, pelo alinhamento otimizado entre as suas necessidades, características e contexto com as apps oferecidas pela app store.

Quanto a developers ou empresas promotoras de apps móveis, o impacto será ao nível do aumento da aproximação aos consumidores alvo, possibilitando a sua captação e potencial retenção, otimizando assim o seu sucesso comercial.

Para a Caixa Mágica Software e a Aptoide, o impacto será no aumento da qualidade do serviço prestado a empresas e consumidores, e inerente aumento orgânico de apps submetidas à app store, de utilizadores ativos e de receita.