
Notícia original do website da ESOP. Para ler a notícia original clique aqui.
A ESOP - Associação de Empresas de Software Open Source Portuguesas - distingue o IGFEJ - Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, I.P. - com o Prémio Abertura 2019 pelo 2º ano consecutivo. Este prémio tem como principal propósito distinguir as entidades que contribuem para a dinamização de software Open Source e Tecnologias Abertas em Portugal.
O projeto vencedor assente no Portal para Consulta Pública de Processos Judiciais, denominado “Os Meus Processos” foi desenvolvido pela Caixa Mágica Software sob a coordenação do IGFEJ. Este portal baseado em tecnologias Open Source como Java, Apache, Tomcat e Web Services REST permite a consulta pública de processos judiciais, mediante a autenticação dos requerentes usando a plataforma de autenticação da AMA - Agência para a Modernização Administrativa, IP - (Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital). Esta é uma medida que pretende aumentar a transparência da Justiça em Portugal, possibilitando aos cidadãos obterem conhecimento do estado dos seus processos com exceção das questões de confidencialidade. Permite também consultarem as diversas peças processuais e ainda obter uma visão completa do histórico do processo.
A entrega do Prémio teve lugar no dia 4 de Outubro 2019 no Centro Cultural de Belém, durante o evento Open Source Lisbon.
Pode consultar o projeto em funcionamento aqui.